CRÍTICA: ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO - Tudo começa com essa frase, parte de um ditado. Um desejo? Uma praga? Um aviso?É o que Andy (Philip Seymour Hoffman) e seu irmão Hank (Ethan Hawke) vão descobrir ao longo desta trama que lida com a profundidade dos sentimentos e traumas que as pessoas podem carregar por toda uma vida e fazê-las negociar a própria alma com o Diabo.Mais do que falar sobre um assalto a uma pequena joalheria, o filme trata das relações familiares, dos erros que se acumulam em mágoas e mais erros.Endividado, Andy decide assaltar a joalheria onde os pais construíram o seu patrimônio, um plano perfeito que deveria ser executado pelo seu irmão Hank, também endividado e pressionado por relações mal sucedidas.Não haveria vítimas, tudo calculado por Andy em seus mínimos detalhes para que ninguém perdesse nada. O problema é que as vítimas já estavam feitas, as perdas irrecuperáveis já haviam acontecido, e o plano perfeito deixa de existir tão rapidamente quanto o despertar no inferno. A partir daí as conseqüências vão se acumulando, as opções vão se extinguindo rapidamente e o preço que cada um tem que pagar é cobrado sem clemência.Os pais que esqueceram de cuidar do seu maior investimento na vida, os filhos desajustados que tentam sobreviver a si mesmos, os envolvimentos escusos que terminam por afundar na lama todas as esperanças e a crueldade de um mundo que existe por trás da máscara de normalidade.Um filme interessante que pode passar despercebido se não for observado atentamente. As cenas de ação são mínimas, porém a profundidade dos sentimentos envolvidos pode causar impactos devastadores. Não há inocentes nesta história, não há culpados, todos são vítimas de si mesmos e do sistema, porém nem isso os livrará de sofrerem as conseqüências de seus atos.
Boas surpresas
Por mais que tentemos evitar, fica difícil chegar aos filmes sem qualquer informação prévia. No caso dos títulos abaixo, a expectativa era baixa por razões diferentes. No caso de "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto", Sidney Lumet estava em débito havia muitos anos - mais precisamente desde "Negócios em Família" (1989). No que diz respeito a "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei", o ator Ed Harris se lançava como diretor pela segunda vez e em um faroeste - gênero reconhecidamente difícil. Com "Efeito Dominó", a questão era com o ator Jason Statham, o "astro neandertal" por excelência do cinema britânico, ator preferido para os filmes de ação movidos a testosterona e explosões. Enfim, "Wall-E" tinha como grande aviso de "cuidado" a sua sinopse: "Em um mundo devastado, um robô de reciclagem de lixo descobre o amor". Em todos os casos, a desconfiança foi superada pela grata surpresa.
Com uma produção prolífica dividida preferencialmente entre a televisão e o cinema, Sidney Lumet não prima pela constância. É inegável, no entanto, um traço de excelência técnica e a escolha de temas relevantes em seus trabalhos. "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto" está entre seus grandes momentos, aqueles em que suas habilidades e a estrela dos atores com quem trabalha entram em conjunção. Novamente, a família está no centro da trama. Desta vez a de dois irmãos em dificuldades financeiras, personagens de Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke, que decidem dar um golpe nos próprios pais e acabam se dando muito mal. Uma tragédia shakespeareana moderna que também fala muito sobre um estado de coisas caótico, sem ética e cavalheirismo, que rege a vida nas sociedades modernas. A barbárie, parece dizer Lumet, chegou à civilização.
Tem ele para baixar ,Só da uma chegadinha ai !
0 comentários:
Postar um comentário