PiraporinhaFilmes

22 de junho de 2010

J.C.V.D

Acaba de ser lançado em DVD o mais novo trabalho de Jean-Claude Van Damme. O que esperar de um filme com um ator de ação decadente? Pancadaria?
– Há em certa medida. Tiros? – Sim. O belga exibindo sua elasticidade? – Certamente.


Entretanto, o que realmente surpreende neste filme é aquilo que não esperamos que ele seja, mas que definitivamente ele é: um belo drama com uma interpretação de rara densidade por parte do ator.

É difícil classificar JCVD. Há comédia e ação em certa dose, mas tudo ali está a serviço de um questionamento visceral sobre a decadência do astro. E mais inusitado ainda é que no filme Van Damme interpreta Jean-Claude, numa desconcertante dissolução das fronteiras entre ficção e realidade, algo que eu não via com tamanha intensidade desde Quero Ser John Malkovich (1999).

O filme é sobre um equívoco que ocorre quando o ator retorna à sua cidade natal e resolve ir a um banco para cobrir um cheque sem fundos (sim, ele está quebrado). É ficção, sem dúvidas, mas como o próprio ator explicita num contundente monólogo dirigido à câmera tudo é para ele a mais pura realidade. A sua realidade de homem cujo sucesso como astro o levou ao fracasso como pessoa.
O filme do diretor Mabrouk El Mechri merece ser assistido com atenção

Provavelmente o filme de uma vida. Se esta a espera de ver um filme de pancadaria à bruta, esqueça. Talvez seja a descida a terra de um actor que teve tudo e viu tudo ir por água abaixo. É necessário saber dar valor ao que temos, mas mais importante é saber quando realmente perdemos o que nos era mais importante. O monólogo de Jean-Claude Van Damme é a prova que os músculos de Bruxelas são mais do que isso. Quem pensar que vai ver mais filme de Van Damme ao seu estilo, irá ter uma surpresa. Van Damme mostra-nos uma faceta humana nunca antes vista, a mostrar que sim, é uma estrela das telas, mas acima de tudo é um ser humano. Para descobrir um Van Damme diferente.
Recomendado.
Download

0 comentários:

Postar um comentário


Direitos Autorais Registrados: Creative Commons - Proibida Cópia


tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee

 
Powered by Blogger