
Grande surpresa do ano, o filme “Preciosa - Uma História de Esperança” (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire), foi ovacionado por onde passou; é baseado no livro homônimo, já publicado no Brasil, da escritora e ativista pelos direitos das minorias Sapphire. Vencedor do prêmio do júri e da audiência no Festival de Sundance de 2009 e melhor filme pelo júri popular no 4°Festival de Toronto, concorre a 06 Oscar, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Dirigido por Lee Daniels (de “Shadowboxer”) narra a história de Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe, estreando no cinema), uma jovem que além de ser constantemente abusada sexualmente pelo pai, sofre assédio moral da mãe (a comediante Mo’nique). Grávida do segundo filho, tem dificuldades de aprendizagem, seguindo dicas da Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon de “De Repente, é o Amor”) vai para uma escola especial. Lá aos poucos vai readquirindo auto-estima e com isso desenvolvendo aptidões que antes não imaginava ter.

Os atores estão muito bem, Gabourey Sidibe faz uma Preciosa extremamente contida, mostrando como anos de opressão destruíram todas as formas de defesa que tinha e como ao adquirir confiança consegue se reerguer e enfrentar sem medo tudo que vem pela frente. Outra estréia neste filme é do cantor Lenny Kravitz, interpretando um enfermeiro.

O filme conta a história de “Precious“, uma jovem negra norte-americana que sofre com o preconceito e com o péssimo relacionamento com a mãe. No meio disso tudo, sua professora, Sra. Rain tenta ajudar a garota a melhorar sua vida.
Produzido por Oprah Winfrey, o longa já levou pra casa prêmios nos festivais de cinema de Toronto, Sundance, Cannes, Londres, Nova Iorque, Tóquio e parece um sinal de que vem estatueta dourada por ai.
Dirigido por Lee Daniels, o longa já estreou nos EUA e chega no Brasil dia 29 de janeiro de 2010.

0 comentários:
Postar um comentário