PiraporinhaFilmes

3 de novembro de 2010

Terra Fria


"Tudo o que ela queria era fazer a vida. Acabou fazendo história."

É fácil traçar um paralelo entre este “Terra Fria”, drama estrelado por Charlize Therón, e “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”, oscarizado sucesso com a talentosa Julia Roberts. Ambos trazem como protagonistas mulheres de espírito forte, decididas, que não abaixam a cabeça frente aos vários obstáculos de suas vidas. As duas protagonistas são mulheres separadas que batalham com a falta de dinheiro para cuidarem sozinhas de seus filhos. As duas não aceitam uma grande injustiça contra um grupo de pessoas e carregam sozinhas a briga contra uma mega empresa norte-americana. Briga esta que, ainda por cima, acaba sendo nos dois casos baseada em um processo real que aconteceu nos EUA.

Mas antes que a palavra “remake” passe pela sua cabeça, o drama que aflige a vida da personagem de Charlize Théron é muito mais pessoal e em nada tem a ver com os crimes ambientais do filme de Roberts. “Terra Fria” se passa no estado de Minnesota, nos EUA, quase na fronteira com o Canadá. Josey (Theron), após fugir de um marido que lhe batia, retorna para sua cidade natal, uma gelada cidade de mineração.

Querendo ganhar dinheiro suficiente para sustentar seus dois filhos ela aceita um emprego na mineradora da cidade, para desespero de seu pai, empregado da empresa há décadas e um dos muitos funcionários que não aceitam mulheres em seu trabalho. A resistência do pai é insignificante perto do tratamento que Josey e suas colegas recebem dentro da mineradora, onde são tratadas como inimigos pelos outros funcionários.

Mesmo Glory, a amiga de Josey que lhe conseguiu o emprego, não consegue resolver as brigas internas como representante das mulheres no sindicato. Sofrendo todo tipo de abusos, inclusive de um ex-namorado que agora é seu chefe, Josey não aceita a indiferença da companhia e resolve procurar a justiça americana em busca de melhores condições para ela e as colegas. Mas ela tem de lutar sozinha, já que as companheiras têm medo de represálias e de ficarem sem emprego.

Um drama emocionante, “Terra Fria” chama a atenção pelo ótimo elenco e o território frio e inóspito que dá nome ao filme. Além de Theron, a atriz Frances McDormand brilha como a amiga Glory, tanto que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel. Sua personagem serve tanto como a voz da experiência quando Josey se sente ameaçada pelos colegas de trabalho, como também dá mais profundidade ao filme ao atravessar um doloroso drama pessoal.



Também no elenco estão nomes de peso como Woody Harrelson, Sean Bean e Sissy Spacek, entre outros. No quesito cenográfico, o elenco e a equipe de produção tiveram de enfrentar uma média de temperaturas de -7 ºC durante as filmagens de “Terra Fria”, já que este conta com diversas tomadas externas filmadas em Minnesota. Junto às cenas dentro da mineradora, que foram feitas em duas minas no Novo México, uma abandonada e outra em funcionamento, o cenário do filme dá mais um toque de realismo ao drama apresentado.
E como toque final, as músicas de protesto de Bob Dylan compõem parte da trilha sonora do filme com maestria, apesar de também haver trilhas instrumentais que passam totalmente despercebidas durante a projeção.




Este é um emocionante drama da diretora de “Encantadora de Baleias”, Niki Caro. Emocionante, “Terra Fria” consegue conquistar o público. Sobre o livro em que “Terra Fria” é inspirado, trata-se de “Class Action: The Story of Lois Jensen and the Landmark Case That Changed Sexual Harassment Law”, das escritoras Clara Bingham e Laura Leedy Gansler.
Por:Valter Andrade

3 comentários:

Anônimo disse...

legal!!amei!!! linduuu!!! S2

Anônimo disse...

cara eu num gostei muito desse filme...sei lá fiquei com medo dele...mais que bom q vcs tem o resumo, assim nao preciso assistir, e meu trabalho vai ser só copiar e entregar para a professora haha bju na bunda

Anônimo disse...

=) robéria mandú te amo pra sempre minha vida!!S2
por: rodrigo gatão

Postar um comentário


Direitos Autorais Registrados: Creative Commons - Proibida Cópia


tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee

 
Powered by Blogger