PiraporinhaFilmes

11 de setembro de 2009

“Antes que o Diabo saiba que Você está Morto"

CRÍTICA: ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO - Tudo começa com essa frase, parte de um ditado. Um desejo? Uma praga? Um aviso?É o que Andy (Philip Seymour Hoffman) e seu irmão Hank (Ethan Hawke) vão descobrir ao longo desta trama que lida com a profundidade dos sentimentos e traumas que as pessoas podem carregar por toda uma vida e fazê-las negociar a própria alma com o Diabo.Mais do que falar sobre um assalto a uma pequena joalheria, o filme trata das relações familiares, dos erros que se acumulam em mágoas e mais erros.Endividado, Andy decide assaltar a joalheria onde os pais construíram o seu patrimônio, um plano perfeito que deveria ser executado pelo seu irmão Hank, também endividado e pressionado por relações mal sucedidas.Não haveria vítimas, tudo calculado por Andy em seus mínimos detalhes para que ninguém perdesse nada. O problema é que as vítimas já estavam feitas, as perdas irrecuperáveis já haviam acontecido, e o plano perfeito deixa de existir tão rapidamente quanto o despertar no inferno. A partir daí as conseqüências vão se acumulando, as opções vão se extinguindo rapidamente e o preço que cada um tem que pagar é cobrado sem clemência.Os pais que esqueceram de cuidar do seu maior investimento na vida, os filhos desajustados que tentam sobreviver a si mesmos, os envolvimentos escusos que terminam por afundar na lama todas as esperanças e a crueldade de um mundo que existe por trás da máscara de normalidade.Um filme interessante que pode passar despercebido se não for observado atentamente. As cenas de ação são mínimas, porém a profundidade dos sentimentos envolvidos pode causar impactos devastadores. Não há inocentes nesta história, não há culpados, todos são vítimas de si mesmos e do sistema, porém nem isso os livrará de sofrerem as conseqüências de seus atos.

FICHA TÉCNICA Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
(Before the Devil Knows You’re Dead). 2007. EUA. Direção: Sidney Lumet. Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Rosemary Harris, Sarah Livingston. Gênero: Suspense. Duração: 114 minutos.

Boas surpresas
Por mais que tentemos evitar, fica difícil chegar aos filmes sem qualquer informação prévia. No caso dos títulos abaixo, a expectativa era baixa por razões diferentes. No caso de "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto", Sidney Lumet estava em débito havia muitos anos - mais precisamente desde "Negócios em Família" (1989). No que diz respeito a "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei", o ator Ed Harris se lançava como diretor pela segunda vez e em um faroeste - gênero reconhecidamente difícil. Com "Efeito Dominó", a questão era com o ator Jason Statham, o "astro neandertal" por excelência do cinema britânico, ator preferido para os filmes de ação movidos a testosterona e explosões. Enfim, "Wall-E" tinha como grande aviso de "cuidado" a sua sinopse: "Em um mundo devastado, um robô de reciclagem de lixo descobre o amor". Em todos os casos, a desconfiança foi superada pela grata surpresa.

Com uma produção prolífica dividida preferencialmente entre a televisão e o cinema, Sidney Lumet não prima pela constância. É inegável, no entanto, um traço de excelência técnica e a escolha de temas relevantes em seus trabalhos. "Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto" está entre seus grandes momentos, aqueles em que suas habilidades e a estrela dos atores com quem trabalha entram em conjunção. Novamente, a família está no centro da trama. Desta vez a de dois irmãos em dificuldades financeiras, personagens de Phillip Seymour Hoffman e Ethan Hawke, que decidem dar um golpe nos próprios pais e acabam se dando muito mal. Uma tragédia shakespeareana moderna que também fala muito sobre um estado de coisas caótico, sem ética e cavalheirismo, que rege a vida nas sociedades modernas. A barbárie, parece dizer Lumet, chegou à civilização.

Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto

Tem ele para baixar ,Só da uma chegadinha ai !

0 comentários:

Postar um comentário


Direitos Autorais Registrados: Creative Commons - Proibida Cópia


tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee

 
Powered by Blogger