PiraporinhaFilmes

7 de setembro de 2009

O ILUMINADO

O INÍCIOProcurando um novo projeto para rodar, Kubrick se depara com o livro "The Shining", de Stephen King e, um certo tempo depois, mais precisamente em 1.980, lança o longa-metragem "O Iluminado" que, no meu ponto de vista, é o longa que possui os movimentos de câmeras mais incríveis do mundo cinematográfico e, isso, porque foi elaborado há quase 30 anos atrás, na época em que o protagonista Jack Nicholson abusava de sua juventude, mas, sempre se mostrando um maduro ator, independente da idade. O destaque nas atuações vai sem dúvida nenhuma para "Nicholson" mas, a péssima atuação da atriz Shelley Duvall "Wendy", não atrapalha muito e não baixa a cotação do longa que é excelente. Jack Nicholson não deixa muito espaço para outras atuações, nem mesmo para o pequenino ator Danny Lloyd (Danny Torrance - O Iluminado) que hoje deve estar beirando os seus 40 anos.Sendo aéreas ou terrestres, as imagens são espetaculares e o operador de câmera deve ter sido um dos mais habilidosos que já existiu no mundo da sétima arte. Geralmente em uma resenha crítica, só é citado o nome dos atores e diretores, mas não devemos nos esquecer que um filme é elaborado na maioria das vezes, por dezenas de pessoas e, para que um filme seja ótimo, toda a equipe também deve ser ótima, desde os câmeras até os assistentes, o qual acredito que o assistente de direção Brian Cook, deve ter tido uma grande participação e, não devo dar o mérito somente ao excêntrico "Stanley Kubrick".


O longa é um tremendo de um suspense/terror e, estes filmes do mesmo gênero que estão sendo lançados ultimamente, não chegam nem perto, pois se compararmos as datas, notaremos que há 26 anos atrás, não existia os mesmos recursos de hoje, efeitos especiais, etc. e, mesmo assim "O Iluminado" bate de frente com qualquer filme do gênero e ultrapassa as expectativas de qualquer bom cinéfilo.

Caso ainda não tenha assistido "O Iluminado", não perca tempo e procure em sua locadora, mesmo sendo difícil encontrar este filme, devido ao tempo de seu lançamento e pela grande quantidade de filmes que são lançados anualmente.* Só quero deixar mais uma crítica para finalizar. Não entendo por que grande parte do Making Of dos DVD's, não são traduzidos e nem legendados, acredito que as produtoras pensam que todos os espectadores são lingüistas ou poliglotas, pois é muito interessante assistir e "entender" como os filmes foram filmados, as entrevistas com os atores , as considerações da equipe e dos diretores, etc. Acredito que todo o produto que entra no Brasil, deveria ser catalogado e, no caso dos filmes, legendados para o português como um todo e, não deixando de lado o Making Of que é sem dúvida, parte integrante do filme. Vale lembrar também que muitos filmes em DVD, não possuem o referido Making Of, erros de gravação, etc. No meu ponto de vista, isso é demasiadamente "errado". É super importante o DVD do filme, possuir essas informações, fazendo com que o espectador interaja e entenda mais o mundo cinematográfico e quem sabe, até não aumente a porcentagem de interesse do brasileiro pela sétima arte.

0 comentários:

Postar um comentário


Direitos Autorais Registrados: Creative Commons - Proibida Cópia


tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee tim berners-lee

 
Powered by Blogger